emissão em direto

“Fado à la Carte” no “Cá Por Casa”

No seu programa da RTP 1, Herman José recebeu o caldense Jorge Mangorrinha, o cantor FF e o compositor Tiago Machado, para apresentarem o disco “Fado à la Carte”. A conversa foi animada, salientando-se o processo criativo de Jorge Mangorrinha e de Tiago Machado e o estudo interpretativo de FF dos dez temas que compõem o disco, disponível nas plataformas digitais.

FF interpretou ao vivo um dos temas desta refeição gastronómico-musical, “Sobremesa”, que é o oitavo da ementa. Segundo o mentor e autor dos poemas, Jorge Mangorrinha, “este é um projeto de três amigos, cada qual na sua vertente. Tínhamos editado o tema “Próxima Viagem”, no disco “Viagens do Fado” (2016), e em Fevereiro de 2017 surge a ideia de uma história que atravessa os passos de uma refeição e, desde logo escrevi os dez poemas, dados ao Tiago Machado para compor. O acolhimento do Tiago e do FF foi fantástico e avançámos para a gravação, com grandes instrumentistas, designadamente um ensemble de cordas da Gulbenkian”. Jorge Mangorrinha adiantou que, “tal como outras canções que fiz anteriormente, o meu fado é a portugalidade das palavras, mesmo que musicalmente tenham registos com outras influências. Também aqui nem sempre surge a guitarra à portuguesa, mas sente-se um quotidiano bem português e há imagens do país”. Esta é uma criação “a partir de tempos e espaços diferentes, pelos quais sempre se pautaram as pequenas ou as grandes refeições, mas também a partir de regras e códigos culturais, pelos quais se considera a alimentação um património de valor imaterial e de conteúdo transdisciplinar”.

Últimas Notícias

Luís Pires no Conselho Nacional da Nova Direita

Depois de ter sido o cabeça de lista por Leiria da Nova Direita nas últimas eleições legislativas, o caldense Luís Pires foi eleito membro do Conselho Nacional do partido durante o congresso que se realizou a 13 de abril.

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).